Projeto Esporte Educacional Criança Cidadã
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Prof. Jaime Gomes Martins | |
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INTRODUÇÃO O Projeto Criança Cidadã, uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação da criança, ensina-la a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade, a equidade e a solidariedade. A criança que viver com a diversidade, poderá aprender muito com ela e o convívio com outras crianças se torna benéfico na medida em que representa uma inserção de fato no universo social. Uma participação democrática de todos os alunos das CLASSES ESPECIAIS e da APAE em Competições, Festivais, Eventos e Apresentações organizadas pela Federação das Apaes, Associações Desportivas, Entidades e outras. Os alunos terão a oportunidade para uma troca de conhecimentos, ainda que por um curto espaço de tempo, com pessoas que não fazem parte de uma mesma Escola, Família ou Convívio Social. Inicialmente nossa participação será em competições de Natação, Futebol, Atletismo e Tênis de Mesa, pois nestas modalidades já temos atletas Campeões (conforme resultados do Jolim de 1998) Jogos realizados em Caraguatatuba em Julho de 1998. O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. Conforme a LDB - Lei de Diretrizes Básicas – Art 3º
O Projeto Criança Cidadã tem como desafio desenvolver um trabalho centrado na criança, capaz de ensinar todas Crianças com Necessidades Especiais, sem discriminação, respeitando suas diferenças; um trabalho que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades. È meta a ser perseguida por todas as pessoas envolvidas no projeto o comprometimento com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária. |
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JUSTIFICATIVA A expansão do esporte no Brasil tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, podemos tomar de exemplo à última Para-Olimpíadas realizada em Sidney - Austrália. O que vimos foi o show dos nossos atletas que quase sem nenhum apoio/patrocínio tiveram uma das melhores participações em Para-Olimpíadas. Por outro lado, a sociedade civil está mais consciente da importância do Esporte nas Escolas, onde nós Professores de Educação Física desenvolvemos um trabalho voltado não só para os alunos, mas para os pais, professores e a comunidade A conjunção desses fatores me levou a elaboração de um Projeto aonde os alunos da Apae de São Sebastião e da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, possam mostrar suas Qualidades, podendo assim participar efetivamente das seguintes Competições: Olimpíadas Especiais, Campeonato Paulista de Atletismo, Campeonato Paulista Especial Natação, Campeonato Paulista de Tênis de Mesa, Jogos Regionais, Festivais Esportivos e Apresentações. As Competições são organizadas pela Federação Nacional das Apaes, a Ardem - Associação Regional de Desporto de Deficientes Mentais e Secretarias de Esporte dos Municípios do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo. | |
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OBJETIVOS Os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como conseqüência de ações intencionais do Professor. O projeto na prática deve se organizar de modo que a crianças desenvolvam as seguintes capacidades: - Desenvolver uma imagem positiva de si,atuando de forma independente,com confiança em suas capacidades e suas limitações. -Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar. -Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente sua comunicação e interação social. - Oportunizar aos portadores de necessidades especiais atividades físicas visando sua consciência corporal e uma maior sociabilização e que, através disto, desenvolvam seus aspectos psicomotor, afetivo e cognitivo. Oferecer oportunidades para que o portador de necessidades especiais conheça a si mesmo, bem como, as suas capacidades e potencialidades, para que este se integre a sociedade e esta lhe de o devido valor e respeito, para tal, as atividades físicas são consideradas necessidades básicas para a formação global de todos os indivíduos. | |
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OBJETIVOS ESPECíFICOS Os objetivos específicos são o conhecimento e compreensão global do corpo, identificando seus segmentos e funções, desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. Respeitar e confiar as próprias competências e habilidades motoras básicas, considerando que seu aperfeiçoamento decorre de perseverança e regularidade Identificar e expressar sentimentos e emoções próprias e dos outros, através das manifestações corporais, respeitando as diferentes competências e limitações dos outros, engajando-se em relações de mutualidade com outras pessoas dentro de valores democráticos. Apreciar e usufruir as atividades motoras relacionadas ao tempo livre como os jogos e atividades rítmicas. As atividades desportivas e corporais com a finalidade de desenvolver os domínios cognitivos e psicomotor da criança. Desenvolver os movimentos fundamentais básicos que são à base das habilidades motoras complexas. | |
PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO Segundo a psicóloga Eliane Assumpção, – USP Parece óbvio que um indivíduo funciona satisfatoriamente dentro de seu ambiente quase em relação direta com sua habilidade de aceitação d outras pessoas,da capacidade dos outros em aceita-los e de sua tolerância em aceitar a si próprio. E obviamente, isto também vale para a pessoa com Deficiência. Aliando esse comprometimento com a questão da Deficiência e percebendo a prática esportiva como uma possibilidade de integração e inclusão social, que colabora para a Reabilitação Física, Social e Psicológica do indivíduo, cria-se uma tríade da Psicologia do Esporte Adaptado para apoiar e complementar esse processo. O ser humano é um ser de desejo e pulsão(FREUD 1973) E é atraído para finalidades invisíveis e tende constantemente a ultrapassar-se. Sendo assim, podemos considerar a afetividade como elemento dinâmico ou energético da personalidade. Esses desejos não se diferenciam nas pessoas Portadoras de Deficiências, que vivenciam as diferenças impostas pela sociedade e se vêem na contingência de superar o estigma que as acompanha. A possibilidade de unir a prática esportiva ao processo de inserção e integração social è um bom indício de que a sociedade está buscando superar as barreiras invisíveis que ela mesma colocou na história do seu desenvolvimento. |
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO Março – Agosto de 2001
- Levantamento completo de todos alunos das Classes Especiais em conjunto com a Coordenação Pedagógica das Classes Especiais da Seduc, Diretoras de Escolas, Professores de classe e Pais ou Responsáveis . - Avaliação dos alunos para divisão dos grupos de treinamento. - Carta Convite e Autorização dos Pais ou Responsáveis para o ingresso do aluno na Equipe de Treinamento das Classes Especiais de São Sebastião. - Envio do Cronograma para as Escolas onde o aluno estiver matriculado , para os Pais ou Responsáveis e para o Aluno. Informando os Locais, Datas e Horários dos Treinamentos - Reunião Técnica Pedagógica com Professores,Técnicos e Voluntários, para elaboração do Plano de Ações. - Reunião Geral para exposição do Plano de Ações, com todas as pessoas envolvidas com o Projeto. - Inscrição dos alunos nos grupos de treinamento (na sua escola) . - Avaliação técnica dos inscritos (Aplicada pelo Prof de Ed. Física) - Divisão dos grupos de treinamento de acordo com a Faixa Etária, Habilidades Físicas, Avaliação Psicológica, Bairro onde mora e tipo de Deficiência . - Levantamento das condições dos alunos,com relação ao uniforme de treino. (tênis,shorts,camiseta e etc). - Aquisição do Material Básico para treino. (Bolas,Cordas,Cones e etc) |
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SUGESTÃO PARA OS HORÁRIOS DE TREINAMENTO Os treinamentos serão feitos fora dos horários de aulas, nos dias de semana, no horário das 7:00h as 12:00h e 13:00h as 17:00 e distribuídos conforme a disponibilidade dos horários livres nos locais de treinamento. Exemplo de Horários
Obs: Os horários das aulas de Educação Físicos são exclusivos da Apae,ficando os demais disponíveis para Projeto Criança Cidadã.
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CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR A Carga Horária Semanal do Professor inicialmente será de Dividida da seguinte forma: Na Fase de Treinamento: 18 Horas Semanais - Aula\Treino 4 Horas Semanais - Planejamento\Avaliação Total de 22 Horas Semanais
O final de Semana do Evento – Tempo Integral Semana do Evento – Tempo Integral Obs: A definição de Horários de Treinamento será elaborada junto com a Coordenação Pedagógica das Classes Especiais da SEDUC, Ficando ao seu critério o controle das atividades do Professor Responsável pelo Projeto.
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BIBLIOGRAFIA - Romildo Vieira do Bomfim
- Barbanti,V.J. Dicionário de educação Física e do Esporte - Betty M. Flinchum, PHD
- Eliane Assumpção , Psicóloga
- Referencial Curricular Nacional
- Cidade,R.E.A;Freitas, P. S. Noções sobre Educação Física e Desporto para Portadores
- Adams, R. C. ; Daniel, A. N. Jogos , Esportes e exercícios para o Deficiente Físico . |