Powered By Blogger

25 de agosto de 2015

MASSA DE MODELAR

Use massinha de modelar!! Ideias de atividades para desenvolver habilidades e divertir as crianças

image
Na minha infância eu adorava brincar de massinha e de repente de uma pizza achatadinha eu criava uma salsicha enroladinha, logo depois ela se transformava em muitos pedacinhos e enrolando uma por uma, eu já tinha os brigadeiros para a festa de aniversário.
O brincar é assim está sempre relacionado a aprendizagem e neste simples moldar, achatar, enrolar, dividir… a criança vai aprendendo os conceitos de mudança de constância e forma e divisão da matéria, vai aprendendo que com um pouquinho mais de força uma bolinha pode virar uma panqueca.
E se o tema por aqui é aprendizagem e a massinha é um dos recursos preferidos da criançada, vamos pensar em alternativas que desempenhe funções cognitivas e motoras com estas belezuras?
Você pode brincar e aprender assim:
  • Cada um faz uma bolinha de massa de modelar e depois colocamos na balança…qual a mais pesada? Vamos tentar igualar o peso?
  • Cortamos nossa massa em pedacinhos (quantos quiser)! Quem tem mais pedacinhos? Vamos dividir em quantidades iguais?
  • Bolinhas de todas as cores se misturam… qual a cor tem o maior número de bolinhas? Vamos classificar por cor? Por tamanhos?
  • Vamos fazer uma Pizza! Memorize e monte os ingredientes com massinhas.

Outras alternativas podem ser feitas assim:

Captura de Tela 2015-08-14 às 07.13.04
Montar uma sequência de letras, números ou do nome da criança.

Captura de Tela 2015-08-14 às 07.15.33
Criar castelos, casas, robôs, formas…o que a imaginação levar!

Captura de Tela 2015-08-14 às 07.16.24
Relacionar cores e quantidades com velinhas para um bolo de aniversário.

Captura de Tela 2015-08-14 às 07.14.11
Parear pinos, bolinhas, botões… nas massinhas com a cor correspondente.

CORES COM PALITOS

Padrão de cores e combinando jogo for Kids

Este Patt & Style ern M Jogo atching para crianças usando palitos de picolé é um grande jogo para crianças que estão aprendendo a contagem, cores e praticando suas habilidades motoras finas.
Jogo de correspondência para as crianças de download para impressão GRÁTIS
Se você estiver em fazer ocupado bolsas para os seus filhos, então este jogo vai se encaixar muito bem em um saco de bloqueio zip sanduíche. Você pode baixar este abaixo com instruções de como colocar isso em conjunto.
Jogo de correspondência para as crianças com varas
Eu criei este jogo com a intenção de que as crianças podiam quer jogar, colocando os palitos de picolé diretamente no cartão, ou para mais de um desafio, eles poderiam usar os cartões como modelos e construir o padrão sobre a mesa.
Quando eu fiz este jogo, eu pensei que seria uma coisa fácil para Elle a fazer. Em seguida, ela brincou com ele e eu percebo isso é bastante desafiador para ela (ela é de 3,5 anos de idade).
Padrão de correspondência de cores e jogo para crianças de picolé varas com o download para impressão GRÁTIS
Elle é muito bom com cores e contando. Ela contou o número de varas ela precisa para cada cor e recolheu suas varas, em seguida, colocou-as ao lado do cartão de teste padrão. Ela não tinha uma ordem particular ao colocar as varas como esquerda para a direita ou de cima para baixo. Ela pegou qualquer um de sua pilha e colocou-o na cor correspondente.
padrão de jogo de correspondência para as crianças
A parte difícil para ela estava colocando as varas no cartão, quando há mais de 2 palitos de picolé.
Como o cartão tornou-se mais lotados, ela teve que trabalhar duro para manter os dedos e entregar as varas que já estavam no cartão. Às vezes, ela ficou frustrado e eu tive que incentivá-la a usar o polegar eo dedo indicador única e dobra no resto de seus dedos.
padrão de jogo de correspondência para crianças de picolé varas
Acho que eu poderia fazer isso mais fácil para ela furando um pequeno pedaço de ímã para a parte de trás do palito de picolé para que ela pudesse jogar este jogo em uma assadeira ... mas, por enquanto, eu acho que eu quero que ela ser desafiado e ela também poderia trabalhar em sua paciência =)
Agora que eu sei que ela gosta deste jogo, eu vou ser laminar as placas e adicionar a nossa coleção de jogos de saco ocupados.
Jogo de correspondência para as crianças de cor e.  Download Printable livre.  Perfeito para bolsas ocupados.
Desculpem-me por uma imagem de baixa qualidade ... .é um último minuto telefone inteligente foto =)

Como usar esta cor e padrão combinando jogo for Kids

  1. Faça o download e imprimir  o jogo de harmonização aqui.
  2. Recorte os cartões ao longo da linha.
  3. Laminado os cartões. Eu uso este laminador Scotch. Ele faz um trabalho realmente bom e é o mais barato que eu encontrei. As folhas de recarga  são realmente razoáveis ​​também!
  4. Dê ao seu filho as cartas e alguns alguns palitos de picolé colorido  e se divertir!

CORES COM PALITOS 2

Quebra-cabeça de palitos de picolé: imprima o seu!

quebra2

Gostou da proposta? São cartões com formas geométricas que você constrói usando palitos de picolé! Você pode pintar palitos das cores dos cartões para fazer as peças e pronto! O jogo está prontinho para ser usado!! Claro que você pode pegar os palitos sem cor nenhuma e já usar o material 😉
Percebam pela foto que o material tem o nome das formas em inglês, mas se esta informação não te interessa ou pode confundir o uso dos cartões você pode recortar.
Bem, vamos deixar de “blá blá blá” e imprimir o material?
http://oneshetwoshe.com/wp-content/uploads/2014/04/shapes-matching-game.pdf  e podem imprimir quantas vezes quiser!!

SENSORIAL 2

" Um mar de peixes-letras". Brincar a partir do centro de interesse - dica para crianças com TEA

Aliar o querido ao necessário


Em algumas crianças com Transtornos do Espectro Autista é comum, dentre outras características, a persistência numa determinada brincadeira e/ou apresentar resistências de tocar ou ser tocado. 
A atividade de hoje contempla esses dois fatos. 
Usamos polvilho e letras. Sim, polvilho. E por que não farinha? Pode também, porém neste dia ofereci polvilho, pois ao adicionar pouca água ao polvilho temos outra textura e resistência. Vale a pena conferir antes para saber se está no nível de possibilidade da criança.
É sempre bom lembrar que a própria natureza física (sensação da textura, forma, cheiro, cor, temperatura, volume, plasticidade e resistência) dos materiais provoca situações diferentes em nosso corpo como a forma de pegar, a intensidade, força, duração e os ajustes que forem necessários.

Aproveito a oportunidade para lembrar aos terapeutas que: de preferência, façam em vocês primeiro o que for propor aos clientes. De quebra vocês aprendem sobre si e quanto a atividade que irão propor. Reflitam sobre os efeitos, as modificações, os ajustes. Aproximem-se do que estão propondo. Cuidado com as receitas pré-formatadas. 
O que dá certo para uma pessoa pode não dá para outra.

Onde está o peixe H, igual ao escrito no dorso da mão?

Sobre esta atividade: acham que é fácil? Depende, para quem. E o que podemos inventar.
F. gosta muito de brincar com letras e neste dia me pediu incessantemente. Como estamos em um programa de Terapia ocupacional sendo enriquecido pelo modelo de Integração Sensorial, F. vem evoluindo muito na hipersensibilidade tátil e atualmente consegue brincar com materiais diferentes. Por isso sugeri o polvilho integrando ao que F. adora e favorecendo pequenos desafios implícitos na atividade: de natureza física, a combinação do polvilho e água estimulando a riqueza de sensações e destreza motora manual; e de natureza cognitiva, incentivar uma simbolização  pela história considerando seu centro de interesse, sem falar a natureza de ordem emocional que sempre está presente.
"Demoramos para achar o H, pois ele estava mergulhado no fundo do mar. Foi preciso enfiar o indicador com jeitinho para conseguir".
Tantas coisas que fizemos desde a preparação até a arrumação que daria um capítulo descrever aqui.

O que refleti e sempre aprendo:
Começar pelo que F. escolheu o acalmou e possibilitou aos poucos ir complexificando a brincadeira.

O que confirmei do que acredito:
Sempre podemos dar nem que seja um mínimo passo seguindo o desenvolvimento.

O que nunca esqueço:
Só propor algo diferente se a criança estiver no tempo de maturidade e no ambiente favorável.

ÁBACO 2



Atividades com ábaco

Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano

Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1)      Passo: Os alunos fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
2)      Passo: colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto
   Consequentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
   Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
         10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
         10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
   Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver nos exemplos acima, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
    Em seguida introduzimos a adição para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos o processo de adicionar. . Esse exemplo mostrou como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
   Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado. 

Sobre a aula:
Os alunos ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos com esse modelo de calculo e tiveram um pouco de dificuldade,inclusive muitos queriam entender como antigamente eles conseguiam realizar tais procedimentos ,pois estavam se “enrolando todos”.
Ao longo da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco,uma vez que eles mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi,logo após eles compreenderem a posição de cada numero na casa correta,a operação da adição representada pelo ábaco.
Os alunos acharam o máximo e demonstraram se muitosreceptivos com esse trabalho.
As perguntas para eles foram :
1) Como será que representamos a dezena,centena,milhar no ábaco?
2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?





COODENAÇÃO MOTORA FINA

Atividades para Coordenação Motora Fina











Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita.

A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e letras de forma para realização da técnica de rastreamento.


Técnica rastreamento da primeira letra do nome do aluno com ajuda do pontilhado.

As crianças começam por traçar com o dedo

Em seguida, as crianças usam uma cor de lápis e traçar os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.
-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.


- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.

Cartelas plastificada de pontilhados (passar o dedinho em cima,tinta ou canetinha)

Colorir com canetinha,giz de cera ou

tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)

Alinhavo com canudinho

Brincadeiras com receitas de massinha caseira


Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos. 

Teste a sua destreza dos dedos virando um "flipper" em uma caixa

Fortalecimento dos dedos para abrir o elástico é colocar ao redor da bola.Trabalha o planejamento motor, olho-mão, e atividade integração bilateral. 

Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer. 



Melhorar a coordenação bilateral e fortalecer os ombros.usar a força da mão e no planejamento motor para empurrar de volta ao tamanho original.Dica:o sifão sanfonado realiza o mesmo tipo de exercicio do brinquedo acima.

Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar.

Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.

Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina. 


Conjuntos de bolinhas coloridas magnética pode ser utilizada com a varinha magnética ou sozinho.Trabalhar a habilidade motora fina ou atividade de planejamento motor.

Dica para os bebês-um guizo que todos os bebês tem o punho pequeno o suficiente para o menor segurar e balançar.Atenção,o dedo polegar segura o brinquedo.(posicionamento deste dedo polegar é importante para arco da mão)

ncaixar as bolinhas coloridas dentro do pote com vários furos do tamanho das bolas.

lata com vários furos de cores diferentes encaixar palitinhos ou canudinhos coloridos.

Alinhavo-cortar pedaços de espuma e alinhavar no palito.Pode ser também confeccionar colares ou pulseiras de macarrão ou bolinhas bijouterias.

Desenhar,pintar ou colorir os moldes vazados.Depois pode reduzir aos poucos o tamanhos dos moldes.
Pode inventar com bastante criatividade preencher o espaço com colagem(glitter,papel crepom,bolinhas de revista) ou colar uma gravura ou foto,colorir giz de cera,tinta ou lápis de cor.Trabalhar as formas geométricas,noção espacial(grande/pequeno) e colorir (dentro) do limite.

Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade. 
Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade. 


Usar o martelo de plástico para encaixar pinos dentro da massinha.Trabalhar a força e coordenação viso-motora.

Painel de Grafismo favorece o uso dos movimentos dissociados dos dedos da mão preparando o paciente para a escrita. Possui formas vazadas diferenciadas (pré-requisitos para a escrita) que podem ser exploradas tanto com os dedos quanto com materiais que permitem esse contorno, como por exemplo, caneta Pilot, canetas de sopro, pincéis, dentre outros 
Aramado com bolinha de madeira. Pode trabalhar diversos movimentos, a criança conduz as peças pelos caminhos.Trabalhar coordenação viso-motora.

.

Exercita a coordenação motora, concentração, discriminação de cores, planejamento, raciocínio lógico e convívio social das crianças

Colocar as bolinhas de gude nos buracos, controlando a inclinação do tabuleiro com os cordões e exercitar a coordenação motora.


Acertando o alvo.cores e tamanhos diferentes.

Jogo Resta Um-Estimula a coordenação motora e exercita a mente.Teste suas habilidades.

Consiste em montar todos os cubos nos pinos da base, conforme os cubos são girados é formado diversas figuras de animais, monte sem olhar, você irá se surpreender com um animal super divertido e diferente.

Através do manuseio dos cubos, a criança irá trabalhar posição, forma, coordenação motora e noção de quantidade.


Brinquedos clássicos divertem pessoas de todas idades e resgatam os valores das brincadeiras saudaveis. 

Para brincar com o Bilboquê, você precisa de muita atenção, agilidade e treino.
Estimula a coordenação motora, exigindo muita paciência e persistência.

O objetivo do jogo é equilibrar as bolinhas nas canaletas, passando-as de uma criança para outra.

Composto por 4 canaletas e 2 bolas de madeira.Trabalha a coordenação motora, concentração, atenção, equilíbrio, habilidade de planejamento motor.


Para nossos pequenos começarem desde cedo a guardar o seu dinheiro. 

Os cofres animados são indicados para crianças a partir de quatro anos de idade, pois é nessa idade que elas começam a ter noções de valores financeiros.Para retirar as moedas, basta abrir a porta que fica atrás da atrás do cofrinho.

-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade. 
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.


Placas de madeira vazadas com linhas onduladas,retas ou zigue-zague

Pintura com conta-gotas.Ajuda fortalecimento muscular dos dedinhos


http://cdn.ch-feed.com/images/forexopen/empiremoney.png



Encaixe de palitos na placa de isopor


Pegar peças de pinos- com os dedos indicador e polegar (Jogo Resta Um)



Placas de Madeira com moldes vazados
(colorir dentro do molde vazado ou preencher a figura no contorno)




Ligue os pontilhados. O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontilhados desenvolvendo a atenção, concentração e coordenação viso-motora.



Encaixe de pinos de madeira tamanhos e espessuras diferentes


Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br